Inscrições
Espaço Escola
Aulas Práticas Alunos Egressos Infra-Estrutura Recursos da Escola Notícias da Educação Serviços Públicos de Apoio Escolar Fale Conosco

Quantidade de Páginas visitadas

TÉCNICO EM ALIMENTOS

O CURSO
Visa o aperfeiçoamento na concepção de uma formação técnica que articule trabalho, cultura, ciência e tecnologia como princípios que sintetizem todo o processo formativo.
Assim, os componentes curriculares integram-se e articulam-se garantindo que os saberes científicos e tecnológicos sejam a base da formação técnica. Destaca-se o importante crescimento na área do comércio e indústria da alimentação e de conseqüência o aumento da demanda para a formação na área. As recentes alterações no perfil populacional, o agito, a falta de tempo, levam a população a alimentar-se de forma inadequada, o que exige desenvolvimento e conhecimento de novas alternativas de alimentação saudável.Uma parcela da população jovem que concluiu o ensino médio e que não escolheu ou logrou continuar seus estudos a nível superior e que pretende ingressar no mundo do trabalho com uma capacitação que lhe amplie as possibilidades tem no curso técnico subsequente a oportunidade de fazê-lo em tempo reduzido.

OBJETIVOS DO CURSO
  • Organizar experiências pedagógicas que levem à formação de sujeitos críticos e conscientes, capazes de intervir de maneira responsável na sociedade em que vivem;
  • Oferecer um processo formativo que sustentado na educação geral obtida no nível médio assegure a integração entre a formação geral e a de caráter profissional.
  • Articular conhecimento científicos e tecnológicos das áreas naturais e sociais estabelecendo uma abordagem integrada das experiências educativas.
  • Oferecer um conjunto de experiências teórico-práticas na área de alimentação com a finalidade de consolidar o “saber fazer”.
  • Destacar em todo o processo educativo a importância de uma alimentação saudável.

PERFIL PROFISSIONAL
  • O Técnico em Alimentos possui conhecimentos científicos, tecnológicos e sócio-históricos relevantes que foram produzidos pela humanidade, compreende o seu processo de produção, utiliza as diferentes linguagens de expressão e comunicação de forma a intervir na realidade do trabalho e nas relações sociais amplas com autonomia intelectual e moral para o agir crítico e transformador. Tem condições de orientar e executar tarefas na transformação, no preparo e na conservação de alimentos, garantindo a melhoria higiênico-sanitária dos alimentos, preservando sua qualidade nutricional e sensorial
Veja algumas atividades realizadas no Curso Técnico em Alimentos

Vista Aérea da U.D.P.

Preparo de Sabão de Óleo Comestível Usado



Preparo de Alimentos com Clarificação de Frutas

Turma 1 - Téc. Alimentos

Enformagem do Sabào em Embalagens de Leite Longa Vida

Preparo de Alimentos em Conserva

Etapa de Pasteurização das Conservas

Corte do Sabão a Base de Óleo Comestível Usado

Preparo das Conservas

Conservas Preparadas

Validador

CSS válido!

Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Av. Água Verde, 2140 - Água Verde - CEP 80240-900 Curitiba-PR - Fone: (41) 3340-1500
Desenvolvido pela Celepar - Acesso Restrito